Vitamina C – Benefícios e como consumir

A vitamina C, também conhecida como L-ácido ascórbico, é uma vitamina solúvel em água que está presente naturalmente em alguns alimentos, somados a outros, e está disponível como um suplemento dietético.

Os seres humanos, ao contrário da maioria dos animais, são incapazes de sintetizar a vitamina C endogenamente, por isso, é um essencial componente da dieta.

A vitamina C é necessária para a biossíntese de colágeno, L-carnitina, e certos neurotransmissores; a vitamina C também está envolvida no metabolismo das proteínas. O colágeno é um componente essencial do tecido conjuntivo, que desempenha um papel vital na cura de feridas.

DRI é o termo geral para um conjunto de valores de referência utilizados para o planejamento e avaliação da ingestão de nutrientes de pessoas saudáveis. Estes valores, que variam consoante a idade e o sexo.

Para que serve?

A vitamina C também é um importante fisiológicas de antioxidantes e tem sido mostrado para regenerar outros antioxidantes no organismo, incluindo alfa-tocoferol (vitamina A investigação em curso é examinar se a vitamina C.

Limitando-se os efeitos prejudiciais dos radicais livres através de sua atividade antioxidante, pode ajudar a prevenir ou retardar o desenvolvimento de certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, e outras doenças em que o estresse oxidativo desempenha um papel causal.

Além de sua biossintéticas e funções antioxidantes, a vitamina C desempenha um papel importante na função imunológica e melhora a absorção de nonheme de ferro, a forma do ferro presente em alimentos de origem vegetal.

Como consumir?

Farmacocinética a modelagem prevê que, mesmo doses tão elevadas como 3 g de ácido ascórbico, tomadas a cada 4 horas produzir concentrações plasmáticas de apenas 220 micromol/L.

Níveis relativamente baixos de vitamina C (micromolar concentrações) são encontrados em fluidos extracelulares, tais como plasma, células vermelhas do sangue e saliva.

 Recomendações de ingestão de vitamina C e outros nutrientes são fornecidos na Dietary Reference Intakes (DRIs), desenvolvido pelo Food and Nutrition Board (FNB) no Instituto de Medicina (IOM), da National Academies (antiga Academia Nacional de Ciências).

Recommended Dietary Allowance (RDA): Média diária do nível de ingestão suficiente para atender às necessidades nutricionais de quase todos (97%-98%) os indivíduos saudáveis; muitas vezes usado para planejar nutricionalmente adequada dietas para indivíduos.

Formas de ingestão

A Ingestão adequada (AI): a Ingestão de, a este nível, é assumido para garantir a adequação nutricional; estabelecido quando a evidência é insuficiente para desenvolver um RDA em seu organismo humano.

Necessidade Média estimada (EAR): nível Médio da dose diária estimada a satisfazer as necessidades de 50% dos indivíduos saudáveis, normalmente usado para avaliar a ingestão de nutrientes de grupos de pessoas e plano de nutricionalmente adequada dietas para eles.

Agências de desenvolvimento regional para a vitamina C são baseados em sua conhecida fisiológicas e antioxidante funções nas células brancas do sangue e são muito mais elevados do que a quantidade necessária para a proteção de deficiência.

Para lactentes desde o nascimento até os 12 meses, a FNB criou um AI para a vitamina C, que é equivalente a média de ingestão de vitamina C em indivíduos saudáveis, bebês amamentados.

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